Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

Petrobras avalia construção de fábrica de fertilizantes em MG

Após reunião com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que a estatal poderá instalar uma fábrica de fertilizantes na cidade mineira de Uberaba.
De acordo com Gabrielli, a proposta para a construção da fábrica será levada para avaliação do Conselho de Administração da estatal, em reunião na sexta-feira pela manhã, em Brasília.
O conselho vai se reunir também para aprovar os resultados da empresa em 2009, que serão divulgados após o fechamento do mercado, na sexta-feira.
"Estamos levando o conjunto de ações de fertilizantes que inclui uma (fábrica) de sulfato de amônia em Sergipe, de ureia em Três Lagoas (MS) e discutiremos a planta de amônia em Uberaba", disse Gabrielli a jornalistas após a reunião com Aécio, da qual participou também presidente da República em exercício, José Alencar.
Segundo Aécio, para viabilizar o projeto, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai construir um gasoduto de 240 quilômetros ligando a cidade paulista de São Carlos até Uberaba, a um custo estimado entre 500 milhões e 550 milhões de reais.
"Se o problema era falta de gás, podemos levar este gás para Uberaba", disse Aécio, que comentou sobre o assunto com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Aécio disse que Dilma participou por telefone da reunião, que ocorreu na sede da Petrobras nesta quinta-feira.
De acordo com Aécio, será formado um grupo de trabalho entre a Cemig e a Petrobras para estudar detalhes do projeto. A previsão é de que em três anos a fábrica de fertilizantes esteja instalada no Estado.
Para Alencar, a importância da instalação da fábrica se deve principalmente ao fato de que estará perto do mercado consumidor.
"Estão ali os maiores produtores de grãos do país... Já falei com (o presidente) Lula, e ele é muito a favor", disse ele.
O governo brasileiro tem o objetivo de tornar o país, uma potência agrícola, autossuficiente em fertilizantes em um prazo de dez anos.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário