Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Programa gratuito desenvolvido pela UNESP calcula ração balanceada para animais

Pesquisadores da área de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba desenvolveram planilhas eletrônicas que calculam as formulações de rações e de suplementos vitamínicos e minerais de várias categorias de animais. O programa é gratuito e pode ser baixado pelo computador no endereço: http://www.foa.unesp.br/downloads/categoria.asp?CatCod=4&SubCatCod=138
A planilha eletrônica PPFR (Programa Prático para Formulação de Rações) foi criada para encontrar soluções eficientes para o cálculo das quantidades de alimentos que são necessárias para nutrição dos animais. O software executa o cálculo para a alimentação de frango de corte, poedeiras, codornas, peixes, bovinos de leite e corte, suínos, equinos, ruminantes (gado de corte e leite) e coelhos, entre outros.
O programa também faz formulação de suplementos vitamínicos e minerais, segundo o modelo linear (dietas de custo mínimo) e não linear (dietas de lucro máximo). No caso do gado leiteiro, por exemplo, o programa realiza formulação com base no lucro máximo. Relaciona a ingestão de ração como custo e a produção de leite como a fonte de lucro. A diferença entre a formulação do lucro máximo e produção máxima se torna mais próximas quando o preço do leite aumenta. Quando o preço é baixo e o custo alto, a diferença torna-se mais expressiva entre os procedimentos de formulação.
Na piscicultura o sistema calcula os níveis adequados de aminoácidos, vitaminas e minerais. Os peixes apresentam baixa exigência em energia (tem o sangue frio) e cálcio (não precisam de suporte físico), o que proporcionalmente, precisa elevar os níveis dos teores de proteína e aminoácidos. De acordo com o professor Manoel Garcia Neto, do departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal da Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, “o Brasil é uns dos maiores produtores mundiais de carne. Por esta razão, a formulação de dietas é extremamente importante na economia do sistema de produção, que deseja desempenho, uniformidade, produtividade e maximização do lucro”.
As dietas formuladas pelo PPFR para aves e suínos seguem as recomendações da Tabelas Brasileiras Para Aves e Suínos, de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário