Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sistema pretende agilizar comunicação no setor agropecuário


O Governo do Estado de São Paulo está desenvolvendo, por meio de uma parceria entre o Centro “Paula Souza” e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário (Sizoo). A ferramenta vai agilizar a comunicação dos diagnósticos entre o Instituto Biológico (IB), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ambos órgãos da Secretaria, o Ministério da Agricultura e outras instituições do setor. O programa também promete acelerar a tomada de decisões quando forem detectados casos de doenças que atinjam os rebanhos ou mesmo que tragam riscos à saúde humana, como no caso de comprometimento de comércio de carnes, leite e derivados nos mercados interno e externo.
O Sizoo foi apresentado na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na presença do secretário da Pasta, João Sampaio, da diretora-superintendente do Centro “Paula Souza”, Laura Laganá, do diretor do IB, Antonio Batista Filho, do coordenador da CDA, Cláudio Alvarenga, entre outras autoridades.
“Este é um projeto que vem ao encontro da nossa proposta dentro da Secretaria de Agricultura, que é de informatização e gestão do conhecimento dentro das áreas. O Risco Sanitário Zero é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a garantia de alimento seguro em toda a cadeia produtiva e um dos primeiros passos é criar procedimentos e protocolos para gerenciar crises de sanidade, o qual se insere totalmente neste projeto, parceria da Secretaria com o Centro ‘Paula Souza’”, afirmou o secretário.
O projeto foi idealizado pela pesquisadora do IB, Eliana Roxo. Alunos e professores do curso superior de Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, da Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Carapicuíba, vão trabalhar na criação e manutenção do sistema de comunicação via internet. Serão três anos de pesquisa e desenvolvimento, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura, no total de R$ 200 mil. “Tenho convicção de que o Centro ‘Paula Souza’ tem muito a contribuir com o setor agropecuário, por meio de parcerias como esta”, disse Laura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário