Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Agricultura Inteligente

A utilização de tecnologia no campo encontra-se em plena expansão atualmente. A chamada agricultura de precisão ou agricultura inteligente, que utiliza dados meteorológicos para o acompanhamento das fases da cultura e minimização de perdas na produção, tem conquistado cada vez mais produtores em todo o País. Uma vez que dados sobre a temperatura do ar, tempo de molhamento foliar, precipitação e umidade do solo podem de fato ajudar na produção.
Isto, porque, as culturas e plantas em geral, só se desenvolvem bem em condições favoráveis de clima e solo. Podemos assinalar entre as principais variáveis climáticas determinantes para o sucesso do desenvolvimento de uma planta em determinada região: a chuva, a temperatura e a radiação solar. Não menos importantes, há ainda a umidade relativa e o vento, consideradas variáveis secundárias. Porém, tendo as primeiras, a cultura consegue se adaptar e crescer de forma saudável.
Acompanhar tais condições permite que a cultura possa se desenvolver da melhor forma possível, em uma determinada região, o que torna o monitoramento agrícola fundamental na agricultura moderna. Este trabalho nada mais é do que o acompanhamento das condições do tempo durante as várias fases da cultura, com obtenção e anáise de dados precisos, por meio de estações meteorológicas e sensores que captam estas informações.
Com este acompanhamento, o agricultor tem condições de saber a hora certa de irrigar, pulverizar, colher, além de relacionar as fases mais críticas da cultura como o desenvolvimento vegetativo, o florescimento e a maturação da planta. Com dados sobre o número de horas de molhamento foliar, ele poderá ainda ficar atento ao desenvolvimento de doenças. Poderá acompanhar também o risco de geadas na sua propriedade e se precaver contra isso.
Porém, vale lembrar, que é importante que o agricultor esteja bem informado e procure ajuda técnica especializada, para fazer o acompanhamento das condições do tempo de forma adequada. Desta forma irá saber quais valores são benéficos e quais são os que ele deve tomar providências. Com os dados obtidos, o agricultor poderá, por exemplo, utilizar a água para irrigação de uma forma mais racional, fazendo o acompanhamento e o registro com exatidão sobre os gastos de água para irrigação em sua propriedade.
A agricultura de precisão utiliza diversos recursos: de estações meteorológicas a sensores inteligentes para o monitoramento do microclima agrícola. Entre eles, os de temperatura, umidade do ar, tempo de molhamento foliar e precipitação, presentes em equipamentos específicos para o campo. Nesta linha, a Ag Solve possui dois equipamentos que fazem este trabalho de forma instantânea e automática: o Weather Tracker e o TDR-300. Juntos, eles fornecem informações referentes ao potencial de crescimento das culturas (graus dia), condições limites de crescimento (temperaturas basais e máximas), tempos de molhamento foliar, monitoramento do comportamento de insetos e organismos danosos para a agricultura - como pulgões, ácaros, fungos e bactérias -, tudo por meio da avaliação das condições meteorológicas. Além disso, auxiliam no controle da irrigação, utilizando de forma racional a água.
Por: Mário Banderali - Eng. Agrônomo - AG Solve no Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário