Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pesquisadores franceses buscam novas parcerias com a Embrapa

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) recebeu, de 15 a 17 de março, a visita de pesquisadores do L’institut de Recherche en Sciences et Technologies Pour L'environnement, órgão do Centro Francês de Pesquisa Aplicada na Área de Engenharia, Agricultura e Meio Ambiente (Cemagref), localizado em Clermont-Ferrand, na França.
“O objetivo é avançar nos trabalhos e estabelecer novas parcerias em pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre o Cemagref e a Embrapa”, conta o pesquisador da unidade Marcos Cezar Visoli. As duas instituições já desenvolvem pesquisas conjuntas em georrastreabilidade, cujo foco é a aplicação de geoinformação, com uso de ferramentas de tecnologia da informação e sensoriamento remoto, para rastreabilidade de cadeias produtivas do agronegócio.
Os cientistas Jean-Pierre Chanet e François Pinet, especializados em redes de sensores e em banco de dados, respectivamente, atuaram no projeto internacional Manejo Operacional e Protótipo de Geodecisão para Rastrear a Produção Agropecuária (Otag). O projeto foi coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP), com a participação da Embrapa Informática Agropecuária e da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS).
Em Campinas, os visitantes reuniram-se com as chefias das duas unidades da Embrapa e discutiram uma proposta para a construção de um armazém de dados (data warehouse) agroambiental, integrando redes de sensores e banco de dados. Os pesquisadores franceses estiveram, ainda, no Laboratório de Automação Agrícola da Universidade de São Paulo (USP), onde também articularam a elaboração de projeto em parceria com as três instituições.
De acordo com Chanet, a viagem foi uma importante oportunidade para estabelecer contatos e conhecer novas pesquisas em desenvolvimento no País, especialmente as que necessitam de sistemas de rastreabilidade. Ele acredita que é bastante promissora a colaboração entre os grupos para a construção de um banco de dados para a agricultura que contribua para a sustentabilidade desse segmento na Europa e no Brasil.
Durante a visita, também ocorreu um encontro com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) Manoel Jacinto, especialista em boas práticas agropecuárias. O tema discutido foi a criação de um sistema de rastreabilidade para couro bovino. Novas reuniões estão previstas entre os cientistas franceses e brasileiros para aperfeiçoamento das propostas e a continuidade das parcerias.
Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário