Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

Pluviologger: sistema agrometeorológico permite transmissão de dados via celular


A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é a responsável por fazer as previsões de tempo e clima dentro do Estado, tanto para o meio rural quanto para a área urbana e desenvolveu uma tecnologia própria para realizar estas medidas: o Pluviologger. O equipamento é uma estação agrometeorológica automática, que monitora os parâmetros climáticos voltados para a agricultura. Ele mede dados de umidade, temperatura, precipitação e orvalho de hora em hora e permite que a transmissão de dados seja feita via celular. O tecnólogo Adriano Régis, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento diz que o maior benefício é a expansão do banco de dados que a Epagri terá disponível.
— O Pluviologger não é vendido ao agricultor, porque o nosso objetivo não é o lucro. O que nos interessa é ter um banco amplo de dados meteorológicos de todo o Estado. O parceiro (que pode ser uma associação de agricultores ou um instituto) fornece o espaço, nós fazemos toda a logística de instalação, recepção de dados e disponibilização na internet — diz Régis.
O equipamento, que está no mercado desde 2005, tem três módulos: exibição, armazenagem de memória e transmissão de dados. O primeiro módulo exibe os dados medidos pelo aparelho de hora em hora, o agricultor pode ir no equipamento e visualizar os dados que a estação está transmitindo nos padrões internacionais. O segundo módulo é a armazenagem dos dados em cartão de memória, o que faz com que os pesquisadores possam coletar os dados a qualquer momento. Segundo Régis, o cartão tem memória suficiente para toda a vida útil do equipamento (pode armazenar mais de 10 anos de dados).
— O terceiro módulo, que é o mais interessante para a sede da Epagri em Florianópolis, é que ela transmite estes dados via celular. Além do agricultor e de pesquisador, em termos de rede, esta estação envia os dados em todos os pontos onde ela está instalada que tenham sinal de celular. A Epagri é o principal consumidor desta informação, e tem a principal rede de pontos de monitoramento no Estado. Pelo motivo de ser o principal consumidor, ela teve a ideia de desenvolver uma solução própria ao invés de adquirir soluções prontas de mercado, pelo alto custo das soluções importadas — explica.
Fonte: Portal Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário