Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Prosa Rural aborda técnicas para aplicação de defensivos

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Fernando Adegas, e o especialista em mecânica e tecnologia de aplicações agrícolas, Marco Antônio Gandolfo, da Embrapa Soja (Londrina/PR), dão dicas de como otimizar a utilização dos agroquímicos, sejam eles, herbicidas, fungicidas ou inseticidas.
“Em geral, de todos os fatores do processo de produção agrícola, a aplicação dos defensivos agrícolas ainda é a pior parte em todo o processo de tecnologia da produção agrícola. Isso ocorre no mundo inteiro, não só no Brasil”, destaca o pesquisador Fernando Adegas.
Dentre os pontos destacados por Adegas durante a entrevista concedida ao Prosa Rural, ele destaca a importância de o produtor verificar as condições climáticas no momento da aplicação.
“As boas condições climáticas para uma boa aplicação são temperaturas não muito altas, abaixo de 30 graus, umidade não muito baixa, acima de 55 ou 60 por cento, e ventos não muito fortes para não carregarem esta gota para fora do local de aplicação”, destaca.
Ele explica, ainda, que existem pequenos detalhes em relação ao pulverizadores que devem ser levados em conta. “O importante é a boa manutenção dos equipamentos, com destaque para os sistemas de filtragem, pontas e bicos”.
Já o especialista Marco Antônio Gandolfo fala sobre as aplicações aéreas. De acordo com Gandolfo, os mesmos equipamentos usados nas aplicações aéreas podem ser empregados nas terrestres, e vice-versa. No entanto, o produtor precisa avaliar a necessidade ou não de se realizar aplicações aéreas.
“É preciso considerar o formato da área a ser pulverizada, a localização da propriedade e a existência de obstáculos elevados, como árvores, redes elétricas e postes. A aplicação aérea é preferida nas áreas mais extensas, mais limpas e com talhões mais regulares”, explica.
O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fonte: Portal Agricola

Nenhum comentário:

Postar um comentário