Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Brasil e China buscam cooperação no setor de energias renováveis

Uma delegação brasileira estará em Pequim (China), até a próxima quarta-feira (31), com o objetivo de identificar temas de interesse para estreitamento de cooperação técnica na área de energias renováveis. Serão trocadas de informações sobre a política energética adotada por ambos os países. Integram a delegação brasileira representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Relações Exteriores (MRE), Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Minas e Energia (MME), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Casa Civil.
“Além da cooperação na área de biocombustíveis e energia eólica, teremos contato com empresas produtoras de placas fotovoltaicas (transformam energia solar em elétrica), mercado que experimenta forte crescimento naquele país”, pontua o assessor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Mapa, José Nilton de Souza Vieira, que integra a delegação.
Como estratégia da missão, Vieira destaca a importância de apresentar o Brasil como fornecedor confiável, inclusive com oportunidades de investimentos para os chineses e da discussão de projetos de cooperação trilateral, que buscam o fomento da produção de biocombustíveis no continente africano.
“O Brasil espera, também, incentivar os chineses para envolvimento mais efetivo no Grupo Técnico de Trabalho da Parceria Global de Bioenergia (GBEP, siga em inglês), fortalecendo, assim, a representação dos países em desenvolvimento e no Fórum Internacional de Biocombustíveis”, concluiu Vieira. (Sophia Gebrim)
Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário