Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

terça-feira, 23 de março de 2010

Presidente da ABEF defende sistema de integração agroindustrial

 
Graças a ela fortaleceu-se a economia dos municípios e fixou-se a família rural no campo, amenizando o êxodo rural. A defesa do sistema de integração foi feita nesta semana, em Chapecó, pelo presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), o ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra em reunião com prefeitos, empresários e secretários de agricultura, na sede da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).
A avicultura é a melhor alternativa econômica para o pequeno produtor rural, constituindo um modelo copiado por outros países. Revelou que muitos países da América Latina e do Oriente Médio procuram frequentemente a ABEF em busca de empresas brasileiras que queiram se instalar no exterior, oferecendo, para isso, uma série de incentivos fiscais e materiais.
Lembrou que 2009 foi um ano difícil para a agricultura e o agronegócio em geral, período no qual produtores e indústrias amargaram prejuízos, depois de um período de crescimento médio anual de 12% na década. Em 2009 houve recuo nos mercados tradicionais e o Brasil cresceu apenas na Ásia e na África. Para 2010, a projeção é de incremento de 5% no volume de produção física de carne de frango e 10% em receitas. O consumo per capita nacional chegará próximo de 40 kg/habitante/ano.
As exportações também devem crescer, com a recuperação dos preços em dólar e ampliação da presença em mercados emergentes, como Nigéria, Indonésia, Malásia e Paquistão. A carne brasileira é exportada para 152 países.
Depois de lembrar que a carne de aves é universalmente aceita em razão de sua alta qualidade e da inexistência de restrições de ordem religiosa, Turra asseverou que o sistema de integração levou bem-estar às famílias rurais e transferiu tecnologia aos criadores. Assegurou que são injustas algumas críticas endereçadas ao sistema de integração, mostrando que a Embrapa realiza pesquisas econômicas sobre custos e resultados que atestam o equilíbrio na relação produtor-indústria
Fonte: Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário