Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

Brasil e África estreitam cooperação técnica para desenvolver cultura de algodão


Representantes de quatro países africanos - Benin, Burkina Faso, Chade, e Mali estiveram na quinta-feira (18) na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, com o objetivo de discutir ações de cooperação técnica voltadas ao desenvolvimento da cotonicultura na África.
Esses países compõem o “Cotton 4”, um programa que vem sendo conduzido em parceria entre a ABC – Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Embrapa desde 2007, com o objetivo de incrementar a produção de algodão naquele continente.
Segundo o conselheiro da ABC, Olinto Vieira, que também participou da visita, o algodão é um produto agrícola de extrema importância para cerca de 30 países africanos. Em alguns deles, chega a representar mais de 50% do PIB. Por isso, a ABC e a Embrapa resolveram unir esforços para apoiá-los no desenvolvimento da cotonicultura, com foco em ações de transferência de tecnologias e capacitação.
O primeiro passo já foi dado com a construção da Estação Experimental de Mali que, futuramente, será expandida também para os outros três países. E o segundo está prestes a acontecer com a viagem da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Gláucia Buso, acompanhada de dois técnicos da Unidade: Zilneide Amaral e Marco Antônio Ferreira, que deve ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o conselheiro, foram investidos até o momento no “Cotton 4” custos da ordem de US$ 5 milhões, “mas se considerarmos o nível de conhecimento e tecnologia dos cientistas envolvidos, os investimentos são bem maiores”, afirma.
Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário