Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

segunda-feira, 15 de março de 2010

Biorreator para clonagem de mudas chega ao setor produtivo

Um equipamento capaz de multiplicar mudas de plantas com muito mais higiene, segurança e economia. Esse é o biorreator, uma espécie de “fábrica de plantas”, que foi desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF.
O biorreator funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Esse equipamento contém os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, e visa produzir plantas de forma semi-automática, com monitoramento e controle das condições de cultivo, além de uma menor manipulação das culturas.
O biorreator apresenta muitas vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, como: aceleração do processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico; adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças e redução do custo total por muda produzida
Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário