Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

Embrapa reforça investimentos em Recursos Genéticos Vegetais

Para fortalecer ainda mais as pesquisas na área de Recursos Genéticos Vegetais, a Embrapa vai investir, em 2010, R$ 20 milhões em ações que visem à conservação e o uso sustentável de um dos maiores patrimônios biológicos do mundo. O reforço faz parte das várias ações que a Embrapa pretende realizar no “Ano Embrapa de Recursos Genéticos Vegetais”, que será lançado pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes, nesta terça-feira (9), na sede da Embrapa, em Brasília.
O investimento é proveniente do Agrofuturo, programa do governo brasileiro, sob a administração da Embrapa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e instalado para contribuir na melhoria da competitividade, eficiência e equidade do setor agropecuário. Parte desse programa foi redirecionado com foco em Recursos Genéticos Vegetais, resultando no programa AgroVerde.
Cinco produtos foram priorizados pelo programa: mandioca, feijão-caupi, arroz, soja e uva. Segundo o pesquisador da Embrapa Luciano Nass, um dos coordenadores do programa, a escolha desses produtos se justifica pelo valor que representam à agricultura nacional. “As amostras dessas variedades mantidas nos bancos de germoplasma requerem cuidados especiais, a fim de que sejam conservadas de forma adequada para utilização atual e para as gerações futuras”, ressaltou.
Cada um desses produtos está armazenado em bancos de germoplasma nos centros de pesquisa correspondentes. A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) possui um acervo de cerca de 11.700 variedades de arroz, além das 17 mil dos Estados Unidos, introduzidas em 2009. A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) armazena mais de duas mil variedades de mandioca. Já o banco de germoplasma da Embrapa Soja (Londrina/PR), mantém atualmente mais de 8.300 de soja, além do acréscimo recente de 20.600 que foram introduzidas dos Estados Unidos. A coleção de uva está na Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) e reúne mais de 1.300 amostras. Na Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) estão cerca de mil variedades de feijão-caupi.
Segundo Luciano, dentre as atividades necessárias para a conservação e o uso desses recursos estão: manutenção de infraestrutura dos bancos de germoplasma, conservação em condições adequadas, estudos de caracterização e avaliação, além da multiplicação das variedades para distribuição. O projeto está apoiando também o aperfeiçoamento dos sistemas de informação em recursos genéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário