Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

ATENÇÃO: Nova Praga de eucalipto chega à região de Curitiba

O percevejo bronzeado do eucalipto, Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridae), vem atraindo a atenção do setor florestal mundial, devido à rapidez com que tem se disseminado e a importância dos danos ocasionados em plantios de eucaliptos, nos diferentes países onde foi introduzido. Trata-se de um inseto sugador de aproximadamente 3mm de comprimento, corpo achatado, cor marrom clara e tipicamente gregário. Altas infestações desse percevejo promovem uma redução na taxa fotossintética, causando desfolha, e em alguns casos podem matar as árvores. Os sintomas associados ao dano são, inicialmente o prateamento das folhas, que, com o tempo evolui para o bronzeamento das folhas, daí o nome popular do inseto (percevejo bronzeado).

Sua presença no Brasil foi detectada em maio de 2008 em São Francisco de Assis, RS, e posteriormente, em junho, em Jaguariúna, SP. Após sua detecção, a área de dispersão tem aumentado progressivamente em todo o País.
A falta informações sobre esse inseto é verificada em todo o mundo. O problema é bastante atual e faz pouco tempo que os estudos iniciaram. Na busca por informações, a Embrapa Florestas esta colaborando para elaboração de um mapa de distribuição dessa praga no Brasil.
Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário