Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

Projeto internacional de georrastreabilidade participa de Expoagro na Argentina

A Expoagro do Bicentenário, aconteceu entre os dias 3 e 6 de março, em Baradero, na Argentina, e teve entre seus participantes a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do projeto internacional Manejo Operacional e Protótipo de Geodecisão para Rastrear a Produção Agropecuária (OTAG), executado por três Unidades - Embrapa Monitoramento por Satélite, Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

Na Expoagro 2010, a Embrapa levou o rastreamento de bovinos usando colares com GPS. Os equipamentos foram desenvolvidos pelo projeto OTAG e permitirão o rastreamento e a alimentação de um software para a vigilância sanitária. “Este trabalho é de aplicação fácil na bovinocultura e há interesse em fazer a divulgação para todos os países que praticam essa cultura. Desta forma, a Embrapa, por meio de seus projetos, procura resolver problemas e/ou melhorar o rendimento das atividades agropecuárias”, afirma o pesquisador médico-veterinário, Pedro Paulo Pires, coordenador do experimento em campo, implantado na Embrapa Gado de Corte e participante da Mostra.
A ideia do projeto é desenvolver um protótipo de rastreabilidade animal, prevendo o atendimento a exigências do mercado importador de carne bovina quanto à qualidade e segurança e o mesmo integra o Programa Embrapa de Carne, Couro e Pele de Qualidade. A georrastreabilidade é a aplicação de geoinformação, através de tecnologia da informação e sensoriamento remoto, na rastreabilidade de cadeias produtivas, associando atributos espaciais com outras informações sobre o produto - sua origem e as etapas de sua transformação, desde as condições em que foi gerado, passando pelo transporte, processamento, até sua distribuição para o mercado consumidor.
A proposta é financiada pela União Européia e trata-se de um consórcio que inclui parcerias com o Centro Francês de Pesquisa Aplicada na Área de Engenharia, Agricultura e Meio Ambiente (Cemagref), a Universidade de Laval do Canadá, o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), da França, e o Programa Cooperativo para Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário do Cone Sul - Procisur, que inclui entidades de pesquisa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. No consórcio, cada instituição possui tarefas específicas garantindo o diálogo entre a Comunidade Européia e os integrantes do Cone Sul.
Pedro Paulo explica que o rastreamento dos produtos é fundamental em todos os segmentos. Para a Empresa mais importante que o rastreamento é a gerência da produção que assegura o lucro, a manutenção dos produtores em suas atividades e a melhora do setor. “Ser rastreado é necessário e para nós deve ser consequência do bom manejo, nisso é que estamos investindo criando ferramentas para efetivar a zootecnia de precisão como processo de produção”, salienta.
Fonte: http://www.embrapa.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário