Entre em Contato: inovacaoagricola@gmail.com

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aula inaugural da UFSJ debate importância da inovação

A importância do tripé ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um país norteou as discussões durante a aula inaugural do Campus de Sete Lagoas da Universidade Federal de São João Del-Rei realizada nesta quarta-feira, 17, na Embrapa Milho e Sorgo. O assunto foi debatido pelo presidente da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), Mario Neto Borges. "Quanto mais um país investe em conhecimento, mais riquezas ele tem. E conhecimento significa investimentos na especialização dos profissionais, com cursos de mestrado e doutorado", defendeu Borges.
Segundo ele, a missão maior é mudar a concepção de que conhecimento e inovação são uma segunda prioridade. "Temos que provocar mudanças para transformar pessoas que não se atentam para isso. Os países mais ricos do mundo são exemplos nítidos", disse. Outro ponto citado pelo presidente da Fapemig foi a importância de se dar visibilidade às instituições de pesquisa, por meio de ações de comunicação, por exemplo, mesma opinião defendida pelo reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis. "É fundamental que estas instituições divulguem suas ações para aumentar o reconhecimento por parte da sociedade, por parte dos políticos", disse.
Nesse contexto, a parceria entre Embrapa e Universidade para a implantação do Campus em Sete Lagoas foi mencionada. Segundo Vera Maria Carvalho Alves, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, a presença da UFSJ nas dependências da Empresa e os cursos de mestrado e doutorado aprovados pelo Ministério da Educação são oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica na Embrapa e de projetos de pesquisa em parceria.
Participaram também da aula inaugural o diretor científico da Fapemig, José Policarpo Gonçalves de Abreu, o diretor do Campus de Sete Lagoas da UFSJ, Antônio Carlos Guimarães, o chefe da Unidade Regional da Epamig Centro-Oeste (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Édio Luiz da Costa, pesquisadores, analistas, bolsistas e estagiários da Embrapa Milho e Sorgo e professores e alunos da Universidade.
Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário